É difícil ter que fazer escolha quando estou diante de situações positivas e não há nem sequer o “algo de ruim” para poder julgar como fator determinante de prioridade. Eu me sinto diante de caminhos que podem ser traçados lado a lado fazendo parte da constituição do meu ser indivíduo e social, mas ao perceber que o dia apresenta apenas 24 horas e que não podemos “colocar mais ovos dentro da cesta, pois corremos o risco de um cair e quebrar” fico triste. Já tive de abdicar em minha vida alguns projetos (acreditem, muitos), não foi fácil; mas usei o critério do que realmente seria importante na minha vida.
Enfim, a capoeira pra mim é uma prioridade; tanto quando me refiro ao grupo seleto de pessoas e o coleguismo (e amizade) como o exercício físico e desenvolvimento de um ser mais pensante. Eu sei de diversos pontos positivos (e até mesmo negativos), mas que ao serem analisados me fazem definitivamente escolher a capoeira como algo essencial. Não quero tornar um discurso egoísta ou de análise pessoal, sei que cada um deve ter suas dificuldades e facilidades. E pra mim tem sido tanto prazeroso como difícil estar na capoeira, mas um “querer maior” persiste e faz com que eu continue. Então, espero que fique bastante claro: sei que não sou o único, sei que existem situações muito piores (principalmente na guerra), (...); mas estou lutando na vida para ser, pelo menos, um bom médico e capoeirista neste âmbito.
As provas da faculdade são feitas de acordo com cada professor; tenho disciplinas pra dar e vender (12 – Neuro, Oftalmo, Patol. Clínica, Gestão em Saúde, Gineco, Otorrinolaringo, Endócrino, Anatomia Cirúrgica, Nefro/Uro, Medicina Legal, Radio, Anatomia Patol.) e a maior parte delas decidiram por fazer as avaliações numa mesma semana (do dia 12 a 19 de Abril). Algumas como Neuro e Anatomia Cirúrgica fazem prova toda semana, o que torna mais desgastante ainda. Como a maioria sabe, sou monitor, coordenador de grupo de estudo, desenvolvo trabalho científico e sou estagiário do HGE e HMAR; muitas vezes sou obrigado a faltar aulas para estudar e não perder o “emprego”. Essas atividades incluem todos os dias da semana, de domingo a domingo; infelizmente também me faz ter que faltar a capoeira.
Logo, fica fácil responder a pergunta que muitos me fazem quando falto alguns treinos. E a intenção deste email é exatamente mostrar que eu tenho muito interesse pelo grupo e desejo muito grande em continuar. Continuarei lutando como guerreiro ou pelo menos tentando ser um. Compartilho então um pouco da minha vida. Existem outras atividades ainda que foram omitidas para que não fosse tão cansativo ler.
Como a maioria dos cursos, alguns professores passam trabalhos e estou mais ou menos nessa fase: elaboração, e só tenho disponível o horário de algumas noites.
Até então eu não havia tirado notas vermelhas no curso, fiquei decepcionado ao perceber as falhas em Gineco, que me levaram à reavaliação. Além do excesso de atividades, estudos e trabalhos a cumprir, eu ainda tenho que dar conta de reestudar aquilo que não consegui cumprir no primeiro bimestre da faculdade. É por isso que reforço a opção de só treinar duas vezes na semana (quarta e sexta), na possibilidade de ter que faltar caso exista algum plantão escalado pra o horário do treino ou outra atividade realmente necessária.
E depois de analisar tudo isso, onde fica o tempo das festas/baladas/filmes/ namorada... ? ...
*MESTRE: Nesse mês específico, eu não quis informar para não preocupar, mas estou com uma tia minha internada no HGE e tive que dar apoio lá (não somente pela cobrança da família, mas também pela consideração de sobrinho), além dos estudos pela semana de prova e dos trabalhos que tenho realizado. Resultado dessa conta: muitas faltas no mês. Peço perdão, mas não tenho escolhas. Encaminho este email como justificativa. Hoje (sexta) à noite terei que faltar, pois terei trabalho; amanhã de tarde e segunda estarei de plantão no HMAR; farei de tudo para estar no treino de quarta-feira. Espero ser compreendido. E se precisarem de mim, em um dia especial, peço que avisem com antecedência para que eu possa me programar.
Abraços – salve a capoeira,
Filipe L. Dantas.
Filipe camarada, cada dia passo a lhe admirar mais. Primeiramente gostaria de colocar que não fique com a consciência tão pesada. Do mesmo modo que vc o Severino precisou ficar um pouco mais distante por algum período e isso é plenamente compreensível. O importante é não deixar a coisa esfriar e morrer dentro de nós. Todos gostamos de vc e sentimos sua falta, mas acredito q tmb posso falar pelos demais e informar q tmb compreendemos suas necessidades. Fiquei muito preocupado qndo soube de suas notas desagradáveis. Dedique-se ao que é importante para sua projeção de futuro. Veja os melhores dias para continuar indo. Se dois dias, está bom demais. Se apenas um, faça isso e se for necessário se afastar uma semana ou duas por prioridades profissionais e acadêmicas, não exite em fazê-lo. Um bom capoeira sabe antes de tudo fazer primeiro as coisas primeiras e necessárias a nossa sobrevivência.
ResponderExcluirAbração e espero q vc possa ficar mais tranquilo.
Gérson Alves